logo

Boletim da Primária 2019.01.22

This post is also available in: English

Programa de Aconselhamento e Protecção Infantil na LIS

No Boletim da semana passada (15 de Janeiro), apresentámos a nossa equipa de Aconselhamento da Primária. Esta semana, queremos explicar em pormenor no que consiste o programa de Aconselhamento que oferecemos.

Desde Agosto, os alunos dos Anos 3 a 6 têm tido aulas de orientação para o bem-estar com o Mr. Ryan, que seguem o programa do “Second Step” [O Segundo Passo]. Trata-se de um programa baseado em práticas comprovadas, adequadas à idade e estádio de desenvolvimento das crianças, e que fomenta a aprendizagem sócio-emocional.

A Ms. Jasmine irá também, dentro em breve, ensinar o programa aos alunos do Prep 4 e Anos 1 e 2. No Prep 3, a Ms. Jasmine vai continuar a explorar, através de actividades pedagógicas, brincadeiras e jogos, as competências sociais e emocionais dos alunos.

O programa do Second Step ensina às crianças formas de lidar com os outros e a ter um melhor desempenho escolar. Também ajuda a nossa escola, promovendo um ambiente seguro e de confiança, onde todos podem aprender.

No sentido de tornar a escola ainda mais segura e solidária, vamos implementar a Unidade de Protecção Infantil do Second Step. Na prática, esta unidade traduz-se no ensino e aprendizagem de três tipos de competências fundamentais:

  • Segurança Pessoal. As crianças aprendem regras importantes de segurança, tais como os cuidados a ter com ferramentas afiadas, com o fogo, quando estão num carro ou em veículos com rodas. Aprendem também a avaliar se uma determinada situação é ou não segura.
  • Segurança no Contacto Físico. As crianças aprendem a distinguir um contacto seguro de um contacto perigoso ou indesejado, assim como as regras sobre tocar nas partes íntimas do corpo. Aprendem também a dizer “não” em situações de contacto perigoso ou indesejado, e como contar a um adulto de confiança se alguém desafia as regras de tocar nas partes íntimas.
  • Assertividade. Estas sessões têm como objectivo dar às crianças oportunidade de praticar formas de pedir ajuda a um adulto, contar sobre uma situação potencialmente perigosa e ser assertivo para poder sair da situação de perigo.

Os nossos professores também têm andado a estudar questões de protecção infantil. Em linha com o compromisso da LIS em manter todas as crianças e jovens protegidos e em segurança, todos os membros da Secção Primária da LIS tiveram formação específica e especializada no sentido de identificar e relatar quaisquer incidentes relacionados com a protecção de menores; como responder e apoiar crianças vítimas de abuso ou que se deparam com outros problemas; e como empregar estratégias que promovem um clima acolhedor e de segurança, favorável à aprendizagem.

Se tiver alguma questão a colocar relativamente à Unidade de Protecção Infantil ou o programa do Second Step, por favor contacte os nossos conselheiros através do email indicado em baixo. Em alternativa, pode sempre falar com a Ms. Jasmine ou com o Mr. Ryan directamente na escola.

Ryan Sullivan rsullivan@lisluanda.com
Jasmine da Silva jobaseki@lisluanda.com

‘Como nos Exprimimos’: Celebrar a aprendizagem do Ano 2

Na passada Sexta-feira, 18 de Janeiro, os nossos alunos do Ano 2 partilharam connosco aquilo o que aprenderam durante a unidade de inquérito ‘Como nos Exprimimos’. Muitos pais estiveram presentes nesta celebração do saber e puderam apreciar as variadas formas de expressão que os alunos criaram. Parabéns aos nossos alunos e aos professores que os assistiram nesta apresentação, e muito obrigado a todos os pais que vieram até à escola para mostrar o seu apoio.

Comments are closed.
FALE CONNOSCO:
Ligue-se a nós ou visite-nos:
  • Via S6, Bairro de Talatona, Município de Belas, Luanda
  • +244 932 337 056 / 57
  • lis@lisluanda.com
SIGA-NOS NO TWITTER!