logo

This post is also available in: English

Declaração da Filosofia de Bem-Estar da LIS

Na LIS, acreditamos que a aprendizagem é um processo social e emocional, e que o desenvolvimento das capacidades cognitivas, afectivas e sociais é essencial para a formação global de cada pessoa. Todos os membros da LIS contribuem para o bem-estar da comunidade; consideramos que isso é fundamental para a identidade da nossa escola. Sabemos que se aprende melhor quando o ambiente é seguro e baseado na confiança, apoio e respeito mútuo. Assim, o ensino e prática do bem-estar integra-se naturalmente no nosso currículo, a todos os níveis de escolaridade, e não é tratado como um programa isolado.

Por estas razões, a LIS:

  • Valoriza e facilita oportunidades pedagógicas que são relevantes, inclusivas e autênticas
  • Oferece aos alunos um espaço para assumir liderança e acção
  • Reforça a ideia de que os alunos têm o conhecimento, consciência e coragem para tomar decisões ponderadas
  • Orienta os alunos no sentido da auto-regulação, identificando a relação entre comportamentos e consequências
  • Entende que os erros são oportunidades para crescer e aprender
  • Incentiva os alunos a tornarem-se o melhor de si mesmos, uma vez que compreendem a sua identidade e o papel que desempenham na sociedade
  • Motiva os alunos a criar uma mudança positiva no mundo
  • Aprender a lidar com os aspectos cognitivos, criativos, físicos, sociais e emocionais é fundamental para uma experiência educativa equilibrada.
    Aprender a lidar com os aspectos cognitivos, criativos, físicos, sociais e emocionais é fundamental para uma experiência educativa equilibrada.
    Todas as semanas os professores do ELC revezam-se para planear novos estímulos ao ar livre com várias finalidades, para incentivar o raciocínio das crianças e desenvolver competências específicas. A Sra. Che’te decidiu colocar boias de vários formatos e cores no chão para as crianças brincarem, e o resultado foi a transformação destes objetos em trampolins: os alunos divertiram-se a pular, saltar e passar de uma boia para a outra. Enquanto uns comparavam a experiência à sensação provocada pela boia (“é como andar com as pernas bambas”, ou diziam a palavra “coelho”, fingindo saltitar da toca, para exprimir o que entendiam da sua reação), outras crianças apontaram a relação entre as cores e as formas das boias (“parece o arco-íris”, ou “são triângulos”). No final, esta experiência serviu para promover o desenvolvimento da capacidade de autogestão, assim como a coordenação motora e a percepção espacial - ou seja, habilidades valiosas para o crescimento e desenvolvimento dos nossos jovens alunos nesta fase da infância.
  • < AnteriorSeguinte >
  • A LIS manter um plano estratégico e um processo de reflexão sistemático e inclusivo.
    A LIS manter um plano estratégico e um processo de reflexão sistemático e inclusivo.
    Nos dias 10 e 11 de março de 2017, um grupo de 28 participantes, composto por alunos, pais, funcionários e membros do Conselho da LIS, participaram num retiro de estratégia para a escola.  Aqui discutimos informações, partilhámos pontos de vista, desafiámos panoramas e resumimos as nossas ideias sobre a missão, visão, valores e parâmetros para a nossa escola. Antes de dar início aos trabalhos, foi definido o protocolo processual da reunião, de modo a garantir uma participação equilibrada e justa. Assim, durante o encontro, não houve nenhuma voz maior ou menor do que a outra. Dada a diversidade do grupo, chegar a um consenso relativamente aos grandes temas, como missão e valores, não foi tarefa fácil. Efetivamente, grande parte do tempo foi passado a rever, rejeitar, reescrever e por último aceitar as declarações de valores. Muitos dos intervenientes destacaram temas específicos que merecem especial atenção e falaram com grande entusiasmo e respeito em defesa das suas ideias. Agradecemos ao Dr. Andy Page-Smith, que com muita competência, mestria e respeito, tornou possível este exercício e simplificou o processo de tomada de decisões.
  • < AnteriorSeguinte >
  • Uma comunidade forte assenta na inclusão, participação, comunicação, gentileza e respeito mútuo.
    Uma comunidade forte assenta na inclusão, participação, comunicação, gentileza e respeito mútuo.
    Muito obrigado a todas as famílias que vieram até à escola neste sábado, 7 de outubro de 2017, para comemorar connosco mais um Dia Internacional da LIS! Celebrações, boa comida e muita diversão contribuíram para um excelente dia passado em família. O ambiente foi festivo, com sorrisos passando de uns para os outros, e todos se sentiram genuinamente orgulhosos por apresentar a sua cultura e identidade. A nossa declaração de missão destaca a caraterística de sermos um grupo diverso de aprendizes. Estamos muito agradecidos a toda a comunidade da LIS por ter contribuído para organizar as bancas de cada país e por ter oferecido os seus serviços em várias tarefas de voluntariado. O nosso agradecimento especial aos membros da PTA, que ajudaram a planear e coordenar este evento escolar tão bem sucedido.
  • < AnteriorSeguinte >
  • O respeito por nós próprios e pelos outros, pelo nosso ambiente, e pelos contextos culturais orienta o nosso pensamento, ações e relações.
    O respeito por nós próprios e pelos outros, pelo nosso ambiente, e pelos contextos culturais orienta o nosso pensamento, ações e relações.
    A história do chimpanzé George, que vai de Angola à República do Congo, não teve um início nada feliz. O George foi levado da floresta, que era a sua casa e separado da família, para ser vendido como animal de estimação de forma totalmente ilegal. Por sorte, foi encontrado pela Dra. Cristina, da Casa dos Animais. Foi acolhido pela comunidade da LIS e tratado com muito carinho pela Sra. Dalene, do nosso Departamento de Contabilidade. Graças às iniciativas dos alunos do Ano 6, foi possível angariar dinheiro para pagar uma gaiola de transporte, além do bilhete e taxas alfandegárias para levar o George de volta ao seu país de origem. Hoje, o George está ao cuidado de um profissional no Centro de Reabilitação de Chimpanzés de Tchimpounga, um local seguro e onde os animais são bem tratados. O passo seguinte inclui a integração do George no grupo de outros chimpanzés da mesma idade. Com tempo, o George fará novos amigos e terá o seu lugar consolidado no grupo. Afinal, a história do George e dos seus amigos na LIS tem um final feliz.
  • < AnteriorSeguinte >
  • A voz do aluno é parte integral da nossa cultura escolar.
    A voz do aluno é parte integral da nossa cultura escolar.
    A Jogatona da LIS já se tornou uma tradição nos nossos eventos de solidariedade. É devido ao apoio de todos os envolvidos que pudemos doar sapatos para a FOLSCO e angariar impressionantes 763.700 KWZ! A Casa das Crianças está a planear usar os recursos angariados para melhorar e ampliar o orfanato para melhorar as condições de armazenamento de alimentos do orfanato. Parabéns, LIS!
  • < AnteriorSeguinte >