logo

This post is also available in: English

Programa de Diploma

Programa de Diploma do IB na LIS

Os programas de Diploma de IB e os Programas de Cursos com Diploma foram inicialmente criados na LIS em 2005 e desde então os alunos têm-se formando com diplomas e em cursos que lhes tem permitido ter acesso as universidades e aos cursos universitários em todo mundo. Estamos empenhados em manter um ambiente de aprendizagem respeitador e rigoroso.

É importante que os alunos e suas famílias saibam, desde o início, que os programas Diploma de IB e os programas de Cursos com Diploma são qualificações academicamente desafiantes, que são obtidas com uma mentalidade de crescimento, de esforço, perseverança e empenho.

O Programa de Diploma é um programa de dois anos para alunos com idades compreendidas entre 16 e 19. Os alunos devem escolher seis disciplinas, três a um nível mais superior (HL) e três a um nível normal (SL). Deve-se escolher uma disciplina para cada um dos cinco grupos. A sexta disciplina pode ser do 6º grupo ou pode-se escolher uma segunda disciplina dos grupos 1, 2, 3, ou 4. Os cursos que encontram no quadro a seguir, são oferecidos no HL como no SL, salvo indicação contrária. Os cursos Ab Initio language (cursos de linguística) são para aqueles alunos a começar o estudo de uma nova língua.

Para além das disciplinas académicas, os alunos irão alargar os seus conhecimentos através de componentes essenciais do programa: Escrita de Ensaio (EE), Criatividade, Actividade e Serviço (CAS) e Teoria do Conhecimento (TOK).

TOK

Teoria do Conhecimento (TOK) é um curso sobre pensamento crítico e sobre investigação do processo de conhecimento, ao invés de ser um curso de aprendizagem de um conjunto de conhecimentos específicos. É um elemento essencial que todos os alunos do Programa de Diploma participam. O TOK e o Programa de Cursos com Diploma complementam-se, partilhando capacidades e compressões mútuas. Este examina como sabemos o que declaramos saber. Este exame é feito incentivando os alunos a analisar afirmações de conhecimento e a explorar questões de conhecimento.

EE

Escrita de Ensaio permite aos alunos participarem num projecto independente de pesquisa baseado num tópico de seu interesse. Após decidirem sobre o tópico, de seguida irão explorá-lo em pormenor do ponto de vista da abordagem de pelo uma disciplina do Programa de Diploma que estiverem a fazer. Irão adoptar abordagens à aprendizagem que tiverem adquirido no MYP a um nível totalmente novo, pesquisando tópicos, auto-gerindo o tempo e comunicando com os supervisores. Além disso, através da Escrita de Ensaio, os alunos desfrutam do perfil do formando de IB, como se fossem utilizar cada atributo para navegarem de forma bem-sucedida nas diferentes fases dos seus ensaios. Por último, a Escrita de Ensaio serve de preparação ideal para a universidade, uma vez que transmite aos alunos a experiência para escreverem um artigo académico sobre um tópico, permitindo-lhes obter um nível de proficiência que  estes irão manter por muito tempo após terem concluído o Diploma de IB.

CAS

Criatividade, Actividade e Serviços é a parte central do DP e está no centro da aprendizagem na LIS. Os alunos envolvem-se em experiências significativas e verdadeiras, que promovem liderança, perseverança, iniciativa e as capacidades de desenvolvimento, tais como: colaboração, solução de problemas e de decisão.

Graduação