logo

This post is also available in: English

Programa do Ensino Primário

Programa do Ensino Primário na LIS: Da Pré-primária ao Ano 6

A Escola Internacional de Luanda (LIS) está autorizada a oferecer o Programa do Ensino Primário (PYP) do Bacalaureato Internacional (IB) desde Junho de 2001. O PYP destina-se a alunos com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos. Assume-se como um quadro curricular de referência para uma educação internacional, onde os alunos são envolvidos em aprendizagens autênticas,  relacionadas a contextos do mundo real.  Baseado em conceitos, trata-se de um programa transdisciplinar em que a instrução transcende os limites das disciplinas tradicionais. Deste modo, os alunos aprendem a usar conhecimentos, conceitos e competências em diversas áreas, enquanto exploram seis temas transdisciplinares de importância e impacto globais. Graças à universalidade destes temas, o currículo do PYP em todas as escolas do mundo IB é consistente e unificador.

Os alunos do Centro de Educação Pré-escolar (ELC -Early Learning Centre) também aprendem através do Programa do Ensino Primário (PYP) do IB. Os professores do ELC subscrevem o modelo educacional Reggio Emilia, que complementa a filosofia do IB. Na sua essência, a abordagem Reggio Emilia considera que as crianças são seres competentes, cheios de potencial, fortes, e participantes ativos na sua própria aprendizagem. A aprendizagem que acontece aqui é estimulada pela brincadeira, voltada para atividades práticas e interativas, e motivada pela curiosidade. Desta forma, as crianças são incentivadas a explorar, questionar, desafiar e compreender o mundo em que vivem.

Uma Abordagem Inquisitiva do Ensino e Aprendizagem

Como em todas as escolas que oferecem o PYP, os métodos de ensino e aprendizagem na LIS assentam em princípios pedagógicos baseados no inquérito ou investigação. Através das unidades de investigação do PYP, que giram em torno de conceitos selecionados para envolver os alunos em questões e problemas do mundo real, o programa desenrola-se em contextos autênticos tanto a nível local como global. Este método de investigação permite aos alunos desenvolver e reforçar competências formativas que são transferíveis como as de pensamento crítico, de pesquisa, de comunicação, as sociais e as de auto-gestão. Esta abordagem de ensino e aprendizagem assente na indagação ajuda também a desenvolver a iniciativa nos alunos. Ao sentirem que podem fazer escolhas e que têm uma voz que é ouvida na escola, os nossos alunos participam ativamente num processo de aprendizagem que estimula a independência e a responsabilidade. Na qualidade de agentes responsáveis pela sua aprendizagem, os alunos podem assim apreender significados sobre eles próprios e sobre o mundo que os rodeia, recorrendo a estratégias de interrogação eficazes, raciocínios críticos e técnicas de resolução de problemas.

Mentalidade Internacional

O programa do PYP ensina os alunos a ser indivíduos solidários que gostam de aprender ao longo da vida. Estas características são desenvolvidas ao longo da sua aprendizagem tendo por base os atributos do Perfil do Aluno do IB, que define alunos curiosos, informados, pensadores, comunicadores, íntegros, tolerantes, solidários, audazes, equilibrados e ponderados. A mentalidade internacional é ainda reforçada pelo fato de os alunos aprenderem uma segunda língua. Fiéis aos valores fundamentais da nossa escola, respeitamos a língua do nosso país anfitrião, Angola, e trabalhamos no sentido de ter uma comunidade capaz de funcionar linguisticamente no meio em que está inserida.

Para mais informações sobre o Programa do Ensino Primário do IB, por favor consulte:

LIS Primary Community Site

Programa de Investigação da LIS

Programa do Ensino Primário do IB (PYP)