logo

This post is also available in: English

SERVIÇOS DE APOIO AOS ALUNOS

APRENDER – PROSPERAR – INSPIRAR

INTRODUÇÃO
Os Serviços de Apoio aos Alunos da LIS, nas secções da Primária e da Secundária, têm como objectivo dar acesso a todos alunos ao currículo escolar como formandos competentes, inquiridores e convictos. Os profissionais da educação das especialidades de apoio à aprendizagem, do ensino de principiantes da língua inglesa e de aconselhamento escolar, proporcionam aos alunos, serviços de instrução, sócio-emocionais e aconselhamento universitário.

Exige-se que qualquer necessidade educacional, sócio-emocional/comportamental, física, sensorial ou médica seja inteiramente divulgada quando do pedido de admissão. Para além disso, os relatórios académicos (incluindo exame de aproveitamento ou de diagnóstico, monitoramento, Planos de Educação Individual, etc.), psicológicos e médicos que o candidato receba ou tenha recebido, devem ser notificados na altura da candidatura. A não divulgação da informação, irá atrasar o processo de candidatura e pode resultar na reavaliação da disponibilização da admissão ou da posterior matrícula.

Os serviços externos em monitoramento, terapia e psicologia, encontram-se disponíveis em Português, porém, existem serviços extremamente limitados de monitoramento e serviços clínicos em Luanda por parte de especialistas que falam outras línguas para além do Português. Esta situação deverá ser tida em consideração ao decidir sobre Luanda, Angola, como lugar para as crianças e jovens com necessidades, que requeiram serviços e apoio adicionais.

APOIO À APRENDIZAGEM
Existe apoio instrucional aos alunos, que possuam necessidades de aprendizagem alegadas ou diagnosticadas que os impedem de reconhecerem o seu potencial académico. É disponibilizado apoio com base nas necessidades avaliadas e identificadas dos alunos por meio uma diversidade de oportunidades instrucionais planificadas, e em colaboração com os professores e com os pais/encarregados de educação.

Os alunos com necessidades leves a moderadas têm direito aos Serviços de Apoio à Aprendizagem com Professores da Escola. Os alunos, com consideração de pré-admissão especial e outras condições de matrícula pré-estabelecidas, com necessidades contempladas nos serviços especializados da escola, nem sempre podem ser admitidos provisoriamente.

APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA (ELL)
Uma vez que a língua de ensino na LIS é o inglês, é exigido aos alunos um grau de proficiência social e académico em inglês para interagirem de forma integral na vida escolar, beneficiarem do seu enriquecedor e variado currículo de IBO. Consequentemente, o apoio à aprendizagem da língua inglesa é disponibilizado com base na avaliação das necessidades dos alunos, que são falantes de outras línguas que não o inglês. Existe ensino através de uma diversidade participações de aprendizagem planificadas numa turma normal e em aulas especializadas de língua inglesa.

As necessidades dos alunos em termos da língua inglesa são avaliadas através de exames de organização da Concepção e da Avaliação Instrucional (WIDA) de classe mundial. As avaliações aplicáveis antes da pré-avaliação para os alunos da secção da Primária só são feitas aos alunos que não sejam proficientes na língua inglesa, a partir do segundo semestre do 5º Ano, e, por conseguinte, a todos os alunos do 6º ao 13º Ano. Aplica-se o critério de elegibilidade.

A escola dá grande importância a preservação das “Línguas Maternas” dos alunos. Incentivamos os pais/encarregados de educação a interagirem, sempre que possível, com os seus educandos nas suas “Línguas Maternas”, uma vez que o desenvolvimento social e académico das línguas maternas é da responsabilidade especial dos pais/encarregados de educação e apoia a aprendizagem das línguas adicionais. O inglês é a língua de Ensino na LIS e por conseguinte não é uma escola bilíngue.

ACONSELHAMENTO
O nosso programa de aconselhamento integral da escola concentra-se sobre os que os alunos deverão saber, compreender e serem capazes de fazer nas quatro áreas de domínio, sendo: Académico, Profissional, Pessoal/Social e da Perspectiva Global. O ênfase recai, para cada aluno, sobre o sucesso académico e social no contexto internacional; trabalhar em parceria com os pais/encarregados de educação, com os docentes, líderes escolares e recursos exteriores como apoio aos alunos no alcance dos seus objectivos.

A finalidade do programa de aconselhamento escolar é transmitir conhecimentos específicos e dar oportunidades de aprendizagem de forma proactiva e preventiva, assegurando que todos os alunos consigam alcançar o sucesso escolar através de experiências académicas, profissionais, pessoais/sociais e de perspectivas globais. Neste contexto, os deveres dos orientadores escolares concentram-se na execução dos programas e nos serviços de aconselhamento directo, tanto na qualidade de docente como de orientador. O ensino de prevenção é obtido por meio da implementação do currículo Bem-Estar na sala de aulas e através da coordenação de programas de ensino relativos à prevenção, tais como, as sem se limitarem: a resolução de conflitos, anti-violência, bullying, transições e aceitação da diversidade, etc.

ACONSELHAMENTO UNIVERSITÁRIO
O orientador do secundário superior ajuda os alunos a pesquisarem e a identificarem escolhas pós-secundário, que sejam uma boa combinação para interesses individuais, níveis de concretização, necessidades e objectivos. Proporciona um vasto âmbito de apoio aos alunos e as suas famílias através de planificação pós-secundário e de processos de candidaturas. Isto inclui aconselhamento sobre o curso e selecção do percurso profissional, ajudando os alunos na escrita de declaração individual, e na organização de noites de informação sobre universidades para os alunos e para os pais/encarregados de educação.

FALE CONNOSCO:
Ligue-se a nós ou visite-nos:
  • Via S6, Bairro de Talatona, Município de Belas, Luanda
  • +244 932 337 056 / 57
  • lis@lisluanda.com
SIGA-NOS NO TWITTER!