logo

Boletim da Primária 2019.02.05

This post is also available in: English

Semana das Línguas Maternas – voluntários precisam-se para as aulas de artes performativas

Na semana que começa a 18 de Fevereiro, celebramos a Semana das Línguas Maternas. Os professores de Artes Performativas estão à procura de voluntários entre os pais que estejam dispostos a vir até à sala dos seus filhos e falar sobre as aulas de música que tiveram nos seus dias de escola, e ensinar aos alunos uma música na sua língua mãe. Esta é uma experiência que já realizámos no passado, e foi sempre muito bem acolhida pelos alunos.

Na próxima semana, iremos enviar um formulário para casa relativo a esta iniciativa; por favor preencha-o se tiver possibilidade de participar nesta experiência.

22 de Fevereiro – alteração no Calendário para “Dia 4” (apenas para a Secção Primária)

No dia 22 de Fevereiro, os pais e alunos da Secção Secundária vão realizar as Conferências de Pais e Alunos. A data foi marcada no calendário escolar e também no Veracross como “Dia 0”.

Na Secção Primária, o dia 22 de Fevereiro será “Dia 4”, para substituir o dia perdido na Segunda-feira, 4 de Março. O nosso calendário Veracross já foi actualizado com esta alteração. Por favor, registe esta mudança também na sua agenda.

A Importância da Língua Materna

Como pais, já alguma vez se colocaram estas questões?
Por que razão é importante para o meu filho continuar a aprender a sua língua materna?
E quanto à aprendizagem do Inglês? Devo passar a falar Inglês em casa?
Será que a aprendizagem de duas línguas é confusa para o meu filho?
O meu filho prefere falar Inglês. E agora, o que faço?
Como posso ajudar o meu filho em casa?

Junte-se a nós na próxima Quinta-feira, 7 de Fevereiro, às 8:15, na Biblioteca do Secundário, para discutir estas questões no nosso Café da Manhã. Teremos falantes de Português para ajudar com a tradução. Contamos com a vossa presença!

Dia Mundial da Leitura em Voz Alta

Ler em voz alta para as crianças é uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer pelos seus filhos. Os estudos demonstram que quando os adultos lêem alto para as crianças, estão a contribuir para a formação de uma base linguística forte, aumentar o seu vocabulário e ajudá-los a desenvolver empatia, curiosidade e raciocínio crítico, qualidades para toda a vida. Por estas razões, aqui na LIS encorajamos todos os pais, independentemente da idade dos filhos, a ler para e com eles, pelo menos um bocadinho, todos os dias.

Na passada Quinta-feira, 31 de Janeiro, a LIS celebrou o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. A Secção Primária recebeu muitos visitantes nas salas de aula, que vieram para marcar esta importante data e ler alto para os nossos alunos.Entre eles, contavam-se professores do secundário, líderes da escola, pais e alunos do secundário. A experiência foi animada e muito divertida para os alunos, e além disso foi uma óptima oportunidade para os nossos leitores partilharem os seus livros preferidos com os mais jovens. Por favor vejam neste boletim algumas das fotos deste maravilhoso dia.

Reuniões de Protecção Infantil para os Pais

Muito obrigado a todos aqueles que participaram nas Reuniões de Protecção Infantil para os Pais na semana passada. Foi muito bom conhecer-vos a todos pessoalmente. Se por alguma razão, não pôde estar presente, pode sempre passar pelos nossos gabinetes e dizer olá.

Nesta semana, continuámos com as sessões para os alunos dos Anos 1-6 incidindo especialmente na Protecção Infantil. As sessões são diferentes para cada ano, variando a linguagem e temas de acordo com a idade dos alunos.
Ensinámos as crianças a “Reconhecer” situações de perigo, “Relatar” os seus receios ou incidentes a um adulto, e “Recusar” avanços perigosos, usando palavras que significam não.

Aqui estão alguns exemplos de situações que discutimos com os alunos do Ano 6, que requerem a utilização dos três Rs (Reconhecer, Relatar, Recusar) para lidar com o problema:

  • Uma amiga quer postar umas fotos numa rede social. Ela diz que são surpreendentes, mas que são privadas, por isso pede que não as mostres a ninguém.
  • Um amigo convida-te para ires à casa dele depois das aulas. Tu já lá foste antes, mas não consegues contactar os teus pais. Tens ideia de que a tua mãe te disse para vires directo da escola para casa, mas tens mesmo vontade de ir à casa do teu amigo.
  • Durante um jogo de futebol, o teu amigo aleija-te sem querer, e dói bastante. Não é a primeira vez que isto acontece com este amigo.

Como sempre, estamos abertos aos vossos comentários e questões.

Ryan Sullivan – rsullivan@lisluanda.com
Jasmine Da Silva Obaseki – jobaseki@lisluanda.com

Celebrar a Partilha da Aprendizagem do Prep 3

Parabéns a todas as crianças, professores e pais do Prep. 3 por uma Celebração da Aprendizagem cheia de sucesso na passada Quinta-feira, 31 de Janeiro! A celebração foi sobretudo desenvolvida em torno da Unidade de Inquérito ‘Partilhar o Planeta’ e foi muito gratificante para todos os presentes. Tivemos a casa cheia tanto no Prep 3.1 como no Prep 3.2, com muitos pais a assistir. As crianças estavam muito felizes por partilhar o que aprenderam e comunicar os seus interesses aos pais, que, por sua vez, estavam completamente embrenhados. Não faltou iniciativa e acção, pois as crianças escolheram independentemente as experiências educativas que quiseram para demonstrar aos pais os novos conceitos e capacidades que aprenderam. Ficamos ansiosos a aguardar a próxima celebração!

Aisia Casanova
Coordenadora do ELC

Comments are closed.
FALE CONNOSCO:
Ligue-se a nós ou visite-nos:
  • Via S6, Bairro de Talatona, Município de Belas, Luanda
  • +244 932 337 056 / 57
  • lis@lisluanda.com
SIGA-NOS NO TWITTER!