logo

Boletim da Primária 2019.02.26

This post is also available in: English

Foto Mwangole

A Foto Mwangole, estará na Escola na parte frontal da Administração Principal dia (26 de Fevereiro à Sexta -Feira (01 de Março) das 7:30 às 8:30 poderá fazer a sua inscrição com eles nesse horário.

Mais Fotos da Semana da Língua Materna na LIS

Conforme se lembrarão, a semana passada celebrámos a Semana das Línguas Maternas aqui na LIS. Queremos partilhar convosco mais imagens deste evento, que fez com que muitos alunos, pais e professores pudessem apresentar com todo o orgulho a sua Língua materna e a sua cultura. Muito obrigado a todos os que participaram e a todos que contribuíram para esta celebração. Os vossos esforços são muito apreciados.

Por favor não se esqueça de preencher o nosso inquérito sobre as instalações!

O nosso Subcomitê de “Instalações” da LIS precisa da sua contribuição. Estamos a criar um plano para a actualização dos edifícios atuais, terrenos e outras instalações físicas do campus.

As informações colectadas a partir desta pesquisa irão para a construção de um plano de longo prazo para as instalações físicas da escola / espaços de aprendizado / armazenamento.

Obrigado pela sua contribuição.

Chris Boreham
Subcomitê de Facilidades do LIS

A Palavra dos Conselheiros

A semana passada foi muito importante para os alunos do Ano 6, pois marcou o fim da unidade de Saúde e Bem-Estar sobre o corpo humano, anatomia, mudanças físicas, reprodução, a prevenção de doenças, sentimentos, relacionamentos e assertividade. O Mr. Ryan continua a trabalhar com os alunos dos anos 3 a 6, dirigindo sessões de Protecção Infantil que incidiram sobre os comportamentos a adoptar nos balneários da piscina.

No grupo que a Ms. Jasmine acompanha, da Prep 4 ao Ano 2, as crianças foram convidadas a participar como actores em situações que as ensinam a ser mais “íntegras”. A integridade é um dos importantes atributos do perfil do aluno do IB. Na prática, as crianças aprendem que têm de dizer sempre a verdade e pensar em fazer aquilo que é certo e justo.
As situações que encenámos são do tipo:

– um amigo bate à porta e pede-te para provar as bolachas que traz consigo.
– uma criança mais velha convida-te para ir jogar um jogo no telemóvel dele no recreio.
– alguém bate à porta e pede-te ajuda para levar umas coisas para casa dele.

Como sempre, os conselheiros estão disponíveis para falar sobre estes assuntos ou outros. Pode contactar-nos por email ou aparecer nos gabinetes da escola.
Ryan Sullivan (rsullivan@lisluanda.com; gabinete em frente às salas do Ano 6)
Jasmine Da Silva Obaseki (jobaseki@lisluanda.com; gabinete na área dos Anos 1-2)

A língua é uma das coisas mais importantes que pode dar ao seu filho. Mas como fazê-lo? Fale a sua língua materna com o seu filho em casa todos os dias!

Porque é que a língua materna é importante?

A língua que os pais usam para falar com os filhos é a primeira que eles aprendem. É ela que estabelece a ligação consigo, com o resto da família, com a sua cultura e com a comunidade. Esta língua serve para apreender o mundo que rodeia a criança; é a língua que determina a forma como eles vão comunicar pela vida fora.

Quais são os benefícios de falar a língua materna?

Falar a sua língua materna fortalece os laços com a sua família. É também uma forma de manter as suas tradições culturais, relações de amizade e conexão com vizinhos que falam a mesma língua. Ao falar a sua língua em casa, está a ensinar os seus filhos coisas novas, e também a aprender com eles. Pode falar sobre experiências e como as exprimimos; pode praticar escrever letras e números. Todas estas actividades são valiosas para a aprendizagem das crianças – e é mais fácil e divertido para si se o fizer na língua com que se sente mais à-vontade.

E então o Inglês?

Felizmente, as crianças têm uma facilidade imensa em tornar-se bilingues. Uma pessoa que fala fluentemente mais de uma língua tem à partida mais oportunidades para estudar, viajar e trabalhar. Importante: As crianças bilingues desenvolvem capacidades de raciocínio mais fortes, o que lhes permite, a seu turno, aprender outras línguas com maior facilidade. Os estudos indicam que geralmente as crianças bilingues têm um melhor desempenho académico a longo prazo.

Adaptado de ‘A Importância da Língua Materna’: http://dnn.essex.gov.uk

Comments are closed.
FALE CONNOSCO:
Ligue-se a nós ou visite-nos:
  • Via S6, Bairro de Talatona, Município de Belas, Luanda
  • +244 932 337 056 / 57
  • lis@lisluanda.com
SIGA-NOS NO TWITTER!