logo

Boletim da Primária 2019.03.12

This post is also available in: English

Avaliação no Programa da Primária (PYP)

Quer ficar a saber mais sobre “o quê” e “como” avaliamos o ensino e aprendizagem que acontece no nosso programa? Junte-se a nós no próximo dia 14 de Março, das 8:15 às 9:35 na Biblioteca do Secundário para o Café da Manhã com os Pais, subordinado ao tema “A avaliação no PYP”. Vamos explicar as razões e objectivos da avaliação e explorar as quatro dimensões avaliativas do programa. Contamos com a sua presença!

Para nos ajudar a planificar melhor o evento agradecemos que confirme a sua presença RSVP preenchendo o formulário.

Por favor note, será uma oportunidade para você visitar o Seesaw (portfólio) do seu filho/ a durante a secção. Caso deseja fazer isso, vai precisar de dados no seu dispositivo para acessar a internet. Também existem alguns dispositivos que terão códigos QR que irão requerer acesso à internet.

Dia Mundial da Água

O ano passado, os alunos da LIS decidiram, por votação, substituir a comemoração do Dia da Terra pelo Dia Mundial da Água (em inglês, WWD). É por isso que no dia 22 de Março a comunidade da LIS se junta ao resto do mundo para celebrar esta importante efeméride. O tema escolhido para a celebração deste ano é “Não deixar ninguém para trás” (http://www.worldwaterday.org) e tem como objectivo chamar a atenção para o direito que todos temos de acesso à água potável e limpa, assim como a responsabilidade pessoal de cada um de tomar acções para conservar água. No Dia Mundial da Água, relembramos que o acesso a água fresca e potável é um direito humano essencial à vida e ao pleno gozo das liberdades fundamentais de todos nós.

Para preparar os eventos deste dia, convidamos os alunos da Primária a participar numa Exposição de Fotografias do WWD, enviando uma foto da sua autoria e subordinada ao tema deste ano até ao dia 18 de Março. O link para a participação na Exposição é: https://goo.gl/forms/EAgg90s8w4Mo2e1O2

Marcar o Dia Mundial da Água permite à comunidade da LIS aprofundar a compreensão e aprender mais sobre os problemas relacionados com o acesso à água limpa e potável. As crianças serão desafiadas a propor novas soluções e a assumir um compromisso de acção pessoal.

ELC – Noite de Leitura em Família

Na passada Quinta-feira, 21 de Fevereiro, os nossos alunos do ELC tiveram a oportunidade de participar em mais uma Noite de Leitura em Família na Biblioteca da LIS. Os alunos e as suas famílias escutaram com atenção as histórias lidas pela Ms Aisia e pelo Mr Ali e depois puderam escolher alguns livros para levar para casa. Os alunos do Prep 4 partilharam também com os seus pais os livros que estiveram a escrever. Vejam aqui algumas imagens da Noite de Leitura em Família do ELC.

A palavra dos conselheiros

As sessões na sala continuaram esta semana, com ambos os conselheiros já na recta final da unidade de protecção infantil.

Entre o Prep 4 e o Ano 2, os alunos discutiram a diferença entre o contacto seguro e o contacto perigoso, ou indesejado. Esta semana sublinhámos a importância de ser assertivo para recusar ser alvo de toques perigosos. Considerámos vários contextos e situações diferentes que dizem respeito às partes íntimas e aprendemos uma regra fundamental: Pessoas mais velhas nunca nos devem tocar nas partes íntimas excepto por razões de saúde.

As sessões com os Anos 3-6 debruçaram-se sobre comportamentos seguros nos balneários de Natação, e como as aulas de protecção infantil se ligam directamente aos comportamentos adoptados nos balneários da piscina ou Ed. Física.

Os alunos do Ano 6 vão reforçar formas positivas de lidar com as suas amizades e situações sociais durante a Exposição. O trabalho que desenvolvemos na escola não deve depender dos amigos ou de dramas sociais, mas sentimentos são difíceis de ignorar, especialmente no Ano 6, quando as relações de amizade são cada vez mais importantes. Os alunos precisam por isso de aprender a definir prioridades, tratar da sua aprendizagem escolar, e depois reservar tempo e energia para os seus amigos. Leva tempo a aprender bem este processo.

Mas os pais podem ajudar os seus filhos nesta matéria. A autora Lisa Damour, doutorada em Psicologia, recomenda que os pais empreguem uma abordagem de empatia realística, dizendo, por exemplo, “Tu és um amigo formidável, e estás chateado porque (descrever a situação). Mas não fazer os teus trabalhos de casa não ajuda (o nome das pessoas envolvidas) em nada. Por que é que não fazes uma pausa, não penses mais no assunto esta noite e tentas dormir uma boa noite de descanso? Amanhã, com outros olhos, pode ser que vejas que há uma solução para o problema.” Este tipo de conselho está em consonância com o método do Amor e Lógica.

Se esta situação lhe soa vagamente familiar, por favor considere esta abordagem, certificando-se de que o seu filho entende que os seus sentimentos são reconhecidos, mas ao mesmo tempo deixe-o tentar encontrar a sua própria solução pelos seus meios, não descurando o trabalho que tem de fazer.

Não hesite em contactar-nos por email ou apareça no gabinete para uma visita.
Ryan Sullivan (rsullivan@lisluanda.com; gabinete em frente às salas do Ano 6)
Jasmine Da Silva Obaseki (jobaseki@lisluanda.com; gabinete na zona dos Anos 1-2)

Comments are closed.
FALE CONNOSCO:
Ligue-se a nós ou visite-nos:
  • Via S6, Bairro de Talatona, Município de Belas, Luanda
  • +244 932 337 056 / 57
  • lis@lisluanda.com
SIGA-NOS NO TWITTER!