logo

Feriados 2018-19

This post is also available in: English

SETEMBRO

17 de Setembro
Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional
O Dia do Herói Nacional, é a comemoração de um herói, ou heroína, nacional. Este dia é celebrado em 18 países, sendo Angola um desses países. Angola celebra o dia do herói nacional comemorando o Herói Nacional, Agostinho Neto, na data do seu aniversário, 17 de Setembro. Agostinho Neto foi o primeiro presidente de Angola, e o fundador do partido político ‘Movimento Popular para a Libertação de Angola’ (MPLA), que é o partido político que tem governado Angola desde a sua independência de Portugal em 1975.

NOVEMBRO

2 de Novembro
Dia de Finados
O Dia de Finados celebra as santas almas de cristãos que faleceram fielmente. Esta é uma celebração anual para os católicos que oram pelos seus familiares que faleceram, visitam os cemitérios e tem refeições especiais em memória dos seus familiares.

11 de Novembro
Dia da Independência
O 11 de Novembro comemora o dia, em 1975, em que Angola se tornou independente de Portugal. Portugal fundou a cidade de Luanda em 1576, o que deu origem a um domínio colonial que durou 400 anos. Portugal governou Angola de forma opressiva, e foi a potência colonial que mais tempo manteve o domínio sobre as suas colónias no após a segunda guerra mundial. A guerra pela independência começou em 1961, mas foi a insurreição que ocorreu em 1974 que permitiu que Angola conquistasse a sua independência em 1975. O dia da independência é celebrado com paradas, festivais e cerimónias formais um pouco por todo o território de Angola.

FEVEREIRO

4 de Fevereiro
Dia do Início da Luta Armada
O Dia do Início da Luta armada, comemora o dia em que as forças Angolanas do MPLA assaltaram o estabelecimento prisional de Luanda e libertaram os líderes da luta pela independência que aí se encontravam presos. Neste dia em 1961, o ataque à prisão foi uma reação aos acontecimentos ocorridos em Fevereiro, quando trabalhadores de uma fazenda de algodão, na região da Baixa de Cassange, entraram em greve devido às más condições de trabalho e destruíram os seus documentos de identificação. A insurreição alastrou a outros países, porém, ataques aéreos lançados pelas autoridades Portuguesas mataram aproximadamente 7.000 pessoas. Este foi o início de uma luta que durou 15 anos. Por isso, este dia simboliza o forte espírito do povo Angolano, que perseverou durante todo esse tempo.

MARÇO

4 de Março
Dia de Ponte. A escola estará encerrada devido ao feriado nacional que se comemora na terça-feira, dia 5 de Março: Dia de Carnaval.
O Carnaval celebra a chegada da Páscoa. Todo o país participa, envergando trajes de diferentes estilos e celebrando nas ruas. Neste dia há um desfile na Nova Marginal, durante o qual diversos grupos cantam, dançam e tocam música tradicional. É possível encontrar também muitas roulottes que vendem comida tradicional Angolana durante o Carnaval.

8 de Março
Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher é um símbolo de solidariedade que é partilhado entre todas as mulheres do planeta. Este dia é uma comemoração de todas as vitórias alcançadas pelas mulheres, de um modo global, e é um dia de celebração, optimismo e reflexão. É igualmente um dia para chamar a atenção para os direitos das mulheres nos países onde as mulheres enfrentam um elevado grau de exploração, e serve igualmente para nos recordar do trabalho que tem que ser feito para alcançar o objectivo global da igualdade do género. Angola assinou compromissos, e comprometeu-se a assegurar uma protecção cada vez maior e um aumento dos privilégios. No entanto, ainda é necessário um maior empenho para assegurar a implementação do compromisso.

23 de Março
Dia da Libertação da África Austral
O Dia da Libertação da África Austral marca a data da batalha do Cuito Canavale, na província do Cuando Cubango, no Sul de Angola em 1988. É um dia histórico, pois é um importante tributo às pessoas que lutaram pela independência de África.

ABRIL

4 de Abril
Dia da Paz e da Reconciliação Nacional
O Dia da Reconciliação Nacional é uma comemoração da assinatura do acordo entre a União Nacional para a Independência Total de Angola (designada como UNITA) e o Governo Angolano. Este acordo pôs fim a décadas de guerra civil em Angola. Depois de ter conquistado a independência de Portugal em 1975, Angola entrou numa fase de guerra civil brutal entre os três principais grupos de guerrilha, FNLA, MPLA e UNITA. Em 4 de Abril de 2002 foi finalmente formalizado, através de um acordo de paz, um cessar fogo entre as forças do Governo e da UNITA. Neste dia organizam-se eventos culturais e desportivos em todo o país. São igualmente realizados serviços religiosos para celebrar a paz e a harmonia entre todos.

19 de April
Sexta-feira Santa
A sexta-feira santa é um feriado católico, que é celebrado na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa. Este feriado comemora a paixão de Cristo, a sua Crucificação e a sua morte. Os Angolanos celebram este feriado indo á missa e convivendo com a família.

MAIO

1 de Maio
Dia do Trabalhador
O Dia do Trabalhador é uma celebração anual dos trabalhadores e da classe operária, promovida pelo movimento internacional do trabalho. Adicionalmente, esta celebração comemora a luta histórica dos trabalhadores um pouco por todo o mundo.

Comments are closed.
FALE CONNOSCO:
Ligue-se a nós ou visite-nos:
  • Via S6, Bairro de Talatona, Município de Belas, Luanda
  • +244 932 337 056 / 57
  • lis@lisluanda.com
SIGA-NOS NO TWITTER!