logo

Liderança da Escola

A Escola Internacional de Luanda (LIS) está empenhada em recrutar e promover líderes entre os especialistas de educação, dedicados ao bem-estar dos alunos e funcionários, assim como ao sucesso sustentável da escola a longo prazo.

O nosso Conselho de Directores é composto por líderes nos campos da indústria e governo.

A voz dos alunos é uma parte integrante da nossa cultura escolar. Na LIS desenvolvemos  mais de 60 Actividades de Tempos Livres orientadas pelos alunos e outros projectos de serviços.

  • O respeito por nós próprios e pelos outros, pelo nosso ambiente, e pelos contextos culturais orienta o nosso pensamento, ações e relações.
    O respeito por nós próprios e pelos outros, pelo nosso ambiente, e pelos contextos culturais orienta o nosso pensamento, ações e relações.
    Na sexta-feira, dia 21 de Abril de 2017, a LIS participou nas celebrações do Dia da Terra. E que dia formidável que este foi! Concentrámos a nossa atenção coletiva na ideia central: Juntos podemos dar força e inspiração a todos para tomar ações instruídas em defesa do ambiente. Neste dia especial, sentimos a responsabilidade de sermos agentes da mudança e defensores do planeta. Neste sentido, tanto os alunos como os funcionários da LIS comprometeram-se a explorar todos os meios e definir as vias que conduzem a uma mudança positiva e sustentável. Ao longo do dia, os alunos participaram em assembleias e numa série de oficinas dirigidas por professores e alunos, concebidas com o objetivo de envolver o público nas questões que afetam o nosso planeta.
  • < AnteriorSeguinte >
  • A voz do aluno é parte integral da nossa cultura escolar.
    A voz do aluno é parte integral da nossa cultura escolar.
    A Jogatona da LIS já se tornou uma tradição nos nossos eventos de solidariedade. É devido ao apoio de todos os envolvidos que pudemos doar sapatos para a FOLSCO e angariar impressionantes 763.700 KWZ! A Casa das Crianças está a planear usar os recursos angariados para melhorar e ampliar o orfanato para melhorar as condições de armazenamento de alimentos do orfanato. Parabéns, LIS!
  • < AnteriorSeguinte >
  • A LIS manter um plano estratégico e um processo de reflexão sistemático e inclusivo.
    A LIS manter um plano estratégico e um processo de reflexão sistemático e inclusivo.
    Nos dias 10 e 11 de março de 2017, um grupo de 28 participantes, composto por alunos, pais, funcionários e membros do Conselho da LIS, participaram num retiro de estratégia para a escola.  Aqui discutimos informações, partilhámos pontos de vista, desafiámos panoramas e resumimos as nossas ideias sobre a missão, visão, valores e parâmetros para a nossa escola. Antes de dar início aos trabalhos, foi definido o protocolo processual da reunião, de modo a garantir uma participação equilibrada e justa. Assim, durante o encontro, não houve nenhuma voz maior ou menor do que a outra. Dada a diversidade do grupo, chegar a um consenso relativamente aos grandes temas, como missão e valores, não foi tarefa fácil. Efetivamente, grande parte do tempo foi passado a rever, rejeitar, reescrever e por último aceitar as declarações de valores. Muitos dos intervenientes destacaram temas específicos que merecem especial atenção e falaram com grande entusiasmo e respeito em defesa das suas ideias. Agradecemos ao Dr. Andy Page-Smith, que com muita competência, mestria e respeito, tornou possível este exercício e simplificou o processo de tomada de decisões.
  • < AnteriorSeguinte >
  • Uma comunidade diversa dedicada à aprendizagem, empenhada em criar indivíduos solidários, confiantes e socialmente responsáveis, que prosperam no mundo.
    Uma comunidade diversa dedicada à aprendizagem, empenhada em criar indivíduos solidários, confiantes e socialmente responsáveis, que prosperam no mundo.
    Venha conhecer a Dahlia, o Victor e o Bluu, e acompanhe-os numa viagem de mindfulness até Golden Sparkles. Da autoria da nossa Ms. Catarina, do ELC, e baseado nas experiências dos seus próprios alunos, este livro convida os leitores a “Ouvir o que o corpo diz. Afinal não custa nada. Basta um minutinho só, e deixas de estar chateada”. Para ajudar os alunos a lidar com aspectos sociais e emocionais nas suas vidas, a Ms. Catarina pegou nos instrumentos que o currículo do IB oferece (como os atributos do Perfil do Aluno) e combinou-os com perspectivas que desenvolveu ao trabalhar com o professor especialista e praticante de mindfulness, Bora Rancic. Assim, integrou mindfulness no programa, dando aos seus alunos o tempo necessário para incorporarem atenção, independência e consideração pelos outros à sua aprendizagem, que vai acontecendo em conjunto com os colegas e graças a eles. Após algum tempo, as crianças já pediam à vez para orientar os exercícios de respiração que faziam durante as sessões de mindfulness da manhã. E no fim do ano, os pais dessas crianças, agradecidos, contavam com essa experiência de mindfulness alargada a toda a família, mesmo depois de os alunos passarem para o ano seguinte. Este desenrolar de eventos encadeados inspirou a Ms. Catarina a escrever Golden Sparkles, um livro que explica às crianças como entrar em sintonia com os seus sentimentos no momento exato em que respiram, com renovada atenção e propósito. Parabéns à Sra. Catarina, professora do ELC, autora de livros infantis e praticante de mindfulness. Não há dúvida que, junto com os seus alunos, nos ensina a prosperar no mundo!
  • < AnteriorSeguinte >
  • A integridade, empatia, e confiança são fundamentais.
    A integridade, empatia, e confiança são fundamentais.
    Todos os anos em Setembro a LIS comemora o Dia da Paz. O programa arranca com uma assembleia de manhã e continua pelo dia fora com várias oficinas que têm como tema a Paz. O dia termina com um desfile: os alunos fazem uma “caminhada pela Paz” percorrendo um trajeto marcado no campus, até chegar à zona da cafetaria, onde se reúnem para o final. Os pais são convidados a assistir e aplaudir.
  • < AnteriorSeguinte >