logo

Notícias da LIS: Fevereiro/Março de 2019

This post is also available in: English

“Ficamos a saber mais sobre uma pessoa numa hora de diversão do que num ano de conversação”
-Platão

Caras Famílias da LIS,

Se perguntarem aos alunos da Primária qual o seu dia favorito ou qual a sua memória favorita da LIS, eu não ficaria surpreendido se o Global Play Day surgisse nas três principais respostas. Este é o segundo ano em que dedicamos um dia inteiro a jogos não estruturados. A julgar pelas fotos que a seguir podem ver, e pelas minhas conversas com os alunos, este demonstrou vir a ser um grande dia. Um pequeno amigo descreveu este dia como “o melhor dia da minha vida porque eu posso inventar jogos com os meus amigos”. Inicialmente, eu achei que seria estranho que necessitássemos de ter uma ênfase global nos jogos e, em particular, em jogos não estruturados. No entanto, numa apresentação TEDx, Peter Gray defendeu que ‘as crianças de hoje não crescem a brincar e isso está a ter um impacto negativo neles a diversos níveis’.

Quero partir do princípio que muitos pais já compreendem o motivo pelo qual os jogos, e os jogos não estruturados em particular, são tão importantes para as nossas crianças. Não existem equipas organizadas, uniformes, treinadores. É espontâneo, frequentemente inventado no momento, e, precisamente por isso, dinâmico. É o tipo de jogos que vemos quando um grupo de crianças brinca durante horas num abrigo que eles fizeram a partir de caixas de embalagens vazias. O jogo e o jogo não estruturado são atividades vitais e essenciais, pois contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das nossas crianças. Esta afirmação está intrinsecamente associada aos valores centrais da LIS, e daquilo que nós valorizamos enquanto organização. Como escola, acreditamos que os jogos permitem às crianças usar a sua criatividade, ao mesmo tempo que desenvolvem a sua imaginação, destreza, e força física, cognitiva e emocional. Porém, reconhecemos que as coisas nem sempre correm como pretendemos, mesmo durante os jogos, por isso é importante que ajudemos a construir as competências sociais e a resiliência para ajudar as crianças a permanecerem durante mais tempo no jogo.

Os meus sinceros agradecimentos a todas as famílias, pessoal e alunos que ajudaram a tornar este dia um sucesso e um dia muito agradável.

CONSTRUINDO UMA COMUNIDADE:

Grupo de Dança Congolês:

Na segunda-feira, dia 29 de Abril, a escola irá receber o grupo de dança Cap Congo. Os pais são bem-vindos a esta actividade, se quiserem juntar-se a nós. A actividade terá início às 13H35, no ginásio grande. Os espectadores devem começar a ocupar os seus lugares às 13H15. Espero que se juntem a nós.

Bem-vindo ao Café de Troca de Culturas da LIS:

A escola agenda três encontros de ‘todo o pessoal’ ao longo do ano. Os encontros são estruturados de acordo com uma abordagem do estilo café. São servidos sumos e o tempo é dedicado à confraternização social do pessoal, para que se possam conhecer melhor. Este ano, preparámos e centrámos os debates em torno dos valores (pessoais, familiares, escola). Usando os valores como enquadramento, iremos explorar temas incluindo a cultura da escola.
A ênfase na cultura da escola é importante porque acreditamos que vivemos e trabalhamos num contexto e num clima onde a moral pode variar diariamente devido a factores externos e internos. É importante compreendermos como é que podemos contribuir, de modo individual e colectivo, para manter uma cultura positiva na escola e estimular a moral individual e colectiva.

Mostra de Artes de Representação ASA:

Na tarde de quinta-feira, 14 de Fevereiro, os alunos, os pais e os funcionários, puderam apreciar uma Mostra da ASA da LIS no teatro da escola. A mostra representa uma plataforma onde os alunos da Primária e do Secundário podem partilhar uma vasta variedade de performances. De acordo com o verdadeiro espírito da LIS, a mostra é coordenada pelos alunos e dirigida aos alunos, gentilmente orientada por pessoal chave. Muito obrigado aos alunos, pais e pessoal que vieram aplaudir e encorajar os participantes.

Semana das Línguas Maternas:

A Semana das Línguas Maternas decorreu entre 18-22 de Fevereiro, e teve como objectivo chamar a atenção para os benefícios das línguas faladas em casa, e destacar a diversidade linguística da nossa comunidade. Foi preparada uma gama de actividades linguísticas opcionais, para que os alunos pudessem disfrutar. Sabiam que existem 46 línguas representadas na comunidade da LIS?

Noite do Concurso PTA:

Mais uma vez, o nosso PTA continua a atingir os seus objectivos, e continua empenhado em construir uma comunidade. Muito obrigado a todos os que estiveram presentes na Noite do Concurso PTA 2018/2019. É uma excelente oportunidade para conhecer a nossa comunidade, divertir-se e testar os seus conhecimentos através de diversos tópicos e perguntas envolventes. Os meus sinceros agradecimentos ao PTA e aos organizadores do evento.

Mais uma vez, em nome da equipa da LIS, muito obrigado por terem escolhido a LIS como a vossa escola. Para mais informações acerca da escola e dos nossos programas, queiram por favor visitar o website da escola (www.lisluanda.com).

Com os meus melhores cumprimentos,

Dylan Hughes
Director

Comments are closed.
FALE CONNOSCO:
Ligue-se a nós ou visite-nos:
  • Via S6, Bairro de Talatona, Município de Belas, Luanda
  • +244 932 337 056 / 57
  • lis@lisluanda.com
SIGA-NOS NO TWITTER!