logo

This post is also available in: English

Parabéns, Finalistas!

A Turma da LIS de 2018 é composta por 16 alunos espectaculares: Nabeeha, Michael, Laura, Paula, Sara, Mariasole, Gabriela, Marcelo, Sergio, Nicole, Molly, Denise, Miane, Rui, Connor, e Uyen.

Nabeeha

A Nabeeha é uma estudante nascida nos EUA, com pais originários no Bangladesh, que viveu toda a sua vida em África. Dedicou os últimos dois anos ao estudo apaixonado de Matemática, Física e Química a nível avançado, e Economia, Inglês Língua e Literatura e Espanhol B a nível básico. Trata-se de uma aluna que tem orgulho em ter assumido um papel de liderança na comunidade, encabeçando atividades, tais como a Global Issues Network e a Model United Nations, sendo presidente da Associação de Estudantes, além de cofundadora e participante no projeto Trek for Meds, que envolveu uma escalada ao monte Kilimanjaro. A Nabeeha gostaria de expressar a sua gratidão a todos aqueles que ofereceram o seu imenso apoio, incluindo os professores, amigos, o seu cão egoísta, mas adorável, o irmão, os avós inspiradores e, especialmente, os pais amorosos. Espera aplicar os seus conhecimentos prosseguindo uma carreira em inovação no campo empolgante e em constante mudança da tecnologia e frequentando a universidade nos EUA, com o objetivo de estudar engenharia. Com pais incríveis, ativos em agências humanitárias como exemplo a seguir, a Nabeeha é uma seguidora de causas e espera ser uma defensora da mudança, particularmente em questões ambientais e sociais. Tendo sido sempre uma pessoa inquieta, mesmo em bebé, mal pode esperar por começar a vida num mundo acelerado e multicultural.

Michael

O Michael nasceu na África do Sul e tem uma vida abençoada com uma grande família e muitas viagens, onde teve a oportunidade de ver os mais diversos cantos do mundo. Tal experiência fez dele um indivíduo cosmopolita e aberto a muitas culturas e perspetivas. Trata-se de uma pessoa que pode, definitivamente, ser descrita como inquisitiva e ansiosa por aprender quando um determinado tópico se apresenta, assumindo, por vezes, uma abordagem pragmática, que o leva a cometer erros, mas também a aprender com os mesmos. O tópico “vida após a escola” deixa-o, por um lado, nervoso, mas também empolgado, sendo esse o período em que se revelará o que vai fazer da vida. Tem estado à espera da oportunidade de prosseguir os seus próprios interesses e, finalmente, terá a oportunidade de o fazer. Está também muito animado com a possibilidade de estudar no estrangeiro e de aprender sobre assuntos que o interessam e que, eventualmente, moldarão a sua carreira.

Laura

A Laura é uma estudante de nacionalidade venezuelana fluente em inglês e espanhol. Durante o Programa de Diploma (PD), a Laura estudou Economia, Química e Inglês a nível avançado e Espanhol, Matemática e Física a nível básico. Ao longo dos seus anos no Programa de Diploma (DP), a Laura participou em organizações, tais como a Model United Nations, a Casa das Crianças e a Global Issues Network. A Laura espera estudar Engenharia Elétrica na UTSA (Universidade do Texas), localizada em San Antonio, Texas. Gostou muito dos últimos 8 anos que passou em Angola e agradece a todos os grandes amigos e à comunidade de apoio que a rodeou. A Laura gostaria de agradecer a todos os seus professores por todo o trabalho e esforço e pelo seu apoio firme no âmbito da sua educação. Agradece também muito à sua família, que a ajudou e animou nestes últimos anos. Nos próximos anos, a Laura deseja continuar envolvida em projetos ou eventos que possam apoiar a sua comunidade, onde quer que ela esteja.

Paula

A Maria Paula é uma estudante venezuelana, que fala fluentemente espanhol e inglês. Estudou Língua Inglesa e Literatura, Economia e Biologia a nível avançado, bem como Matemática e Química a nível básico e Literatura Espanhola, a nível autodidata. Foi uma das primeiras alunas fotógrafas da escola, tendo comparecido frequentemente a eventos escolares, por forma a tirar fotos. A Maria Paula gostaria de agradecer ao Prof. Steinburg, ao Prof. Pulger-Frame e à Prof. Bradford por a terem apoiado sempre que necessário. Após ter frequentado a LIS ao longo de 7 anos, a Paula vai ficar muito triste por deixar a escola, tendo, praticamente, crescido aqui. Sente que a LIS e a própria Luanda se tornaram uma parte irrevogável do seu ser e nunca se esquecerá de todas as experiências incríveis que viveu enquanto aqui esteve. No entanto, está muito ansiosa por estudar Ciência da Computação em San Antonio, onde vai morar com as suas duas irmãs e as primas.

Gaby

A Gaby é uma estudante sul-africana/portuguesa que fala fluentemente inglês e português. Estudou Língua e Literatura Inglesa, Biologia e Química a nível avançado e Estudos Matemáticos, Geografia e Português a nível básico. A Gaby tem muito orgulho em ter integrado a equipa de futebol da escola e espera ter deixado uma imagem valiosa como atleta na LIS. Gostaria de agradecer aos seus pais, que através do exemplo, lhe mostraram o verdadeiro significado do trabalho árduo e dedicação. A sua gratidão transcende aquilo que palavras possam expressar. A Gaby gostaria de agradecer também às Professoras Bradford, Rosalinda e Margret, que foram mais do que modelos a seguir, e a todos os professores que desenvolveram o seu conhecimento. Espera entrar na Universidade de Bath, onde gostaria de estudar desporto e ciência, sendo esta última uma área pela qual, desde muito cedo, revelou ter um grande interesse. Paralelamente aos seus estudos, trabalhará no sentido de se estrear no mundo do futebol profissional, no Reino Unido. A Gaby gostaria de agradecer também ao seu querido e já não tão pequeno irmão G – de quem vai sentir falta todos os dias. Embora o seu tempo na LIS tenha terminado, a Angola será sempre a sua casa.

Marcelo

O Marcelo é um estudante angolano que fala fluentemente inglês e português. Estudou Matemática, Língua e Literatura Inglesa e Língua e Literatura Portuguesa a nível básico, bem como Física, Artes Visuais e Economia a nível avançado. O Marcelo tem sido desafiado pelas suas disciplinas de nível avançado, algumas das quais o vão ajudar futuramente nos seus estudos de Engenharia Mecânica. Trata-se de uma pessoa que dedica parte do seu tempo livre ao seu desenvolvimento intelectual, através de muitas leituras e também da escrita sobre o Quora. O Marcelo agradece aos pais a oportunidade que lhe deram e pela vida que leva. Agradece igualmente aos seus professores, a Prof. Rosalinda e a Prof. Chloe, que o desafiaram a crescer não só enquanto estudante, mas também como pessoa. O Marcelo vai continuar a sua jornada de autodescoberta, mesmo enquanto faz a transição para a vida adulta. Ao preparar-se para deixar a LIS e a sua infância, o Marcelo anseia pelo que o futuro lhe reserva, sem nunca se esquecer das lições aprendidas em Angola.

Sergio

O Sergio é um estudante angolano fluente em inglês e português. Estudou Artes Visuais, Língua Inglesa e Literatura e Física a nível avançado, bem como Língua Portuguesa e Literatura, Economia e Matemática a nível básico. O Sergio desfrutou do desenvolvimento das suas competências bilingues em português e inglês, desafiando o seu intelecto em Matemática, Física e Economia e expressando a sua criatividade na disciplina de Artes Visuais. Após ter frequentado a LIS ao longo de 13 anos, o Sergio acredita que esta é a sua segunda casa. Sergio gostaria de agradecer a todos os professores pelo incentivo constante no sentido de lutar para conseguir mais e melhor durante toda a jornada. Gostaria de agradecer também a cada aluno e colega com quem teve a sorte de estudar, especialmente a Nicole e o Rui, que fizeram com que o seu percurso se tenha tornado o mais memorável possível. Por fim, gostaria de agradecer do fundo do coração às suas irmãs, ao pai e à mãe, por permanecerem sempre ao seu lado, não apenas nos últimos 18 anos, mas para o resto da sua vida. O Sergio vai embarcar agora numa nova aventura no Reino Unido, onde vai estudar Engenharia Civil, mas sem negligenciar a sua paixão pelo futebol, na esperança de que mais oportunidades acabem por surgir.

Molly

A Molly é uma estudante escocesa que fala fluentemente inglês e um pouco de português. Estudou Língua e Literatura Inglesa, Geografia e Teatro a nível avançado, bem como Estudos de Matemática, Sistemas Ambientais e Sociedades e Português a nível básico. A Molly gostou certamente das suas disciplinas a nível avançado, tendo adquirido conhecimentos que poderá utilizar no futuro. A Molly ensinou mandarim aos alunos da primária e participou no Comité Social Júnior e na Casa das Crianças. Está muito orgulhosa do seu projeto CAS (criatividade, atividade e serviço), que envolveu uma escalada ao monte Kilimanjaro para angariar fundos para a medicação contra a malária. Este projeto foi importante, uma vez que lhe permitiu desenvolver competências de perseverança e comunicação. A Molly gostaria de agradecer à família pelo aconselhamento e orientação durante a experiência do Programa de Diploma (DP). Gostaria de agradecer também aos professores, que estiveram prontos para a apoiar sempre que necessário. Espera entrar na Universidade de Artes Criativas de Farnham, na Inglaterra, onde gostaria de estudar Interpretação e Expressão Dramática. Aquilo de que vai sentir mais falta na LIS é a comunidade solidária e a forma como todos cuidam dos alunos ao longo de todo o percurso.

Denise

A Denise é uma orgulhosa zambiense, que estudou Geografia, Inglês e Teatro a nível avançado e ESS, Estudos de Matemática e Espanhol ab initio, a nível básico. A Denise participou em várias atividades extracurriculares, tais como basquetebol e a Global Issues Network. Outras atividades notáveis foram escalar o Monte Kilimanjaro e ensinar basquetebol às crianças, uma vez que lhe permitiram desenvolver qualidades de liderança que a ajudarão no futuro. A Denise diz que gostaria de agradecer a Deus por lhe ter dado força durante o Programa de Diploma (DP). Também gostaria de agradecer aos professores, especialmente às Professoras Nicola, Cláudia e Bradford e aos funcionários da escola, pelo apoio que lhe deram ao longo desta jornada. Gostaria ainda de agradecer aos seus amigos pelos momentos em que não só se divertiram, mas também ultrapassaram em conjunto os desafios que foram surgindo no âmbito do DP (Programa de Diploma). A Denise gostaria de expressar o seu amor profundo pela mãe, pelo apoio constante, pelos sacrifícios e pelo acompanhamento. Sem ela, a Denise não estaria onde está hoje. A Denise tenciona ir para o Canadá, por forma a obter uma licenciatura em Psicologia.

Miane

Miane, cidadão da Papua Nova Guiné, é um estudante da Escola Internacional de Luanda. Ele chegou a LIS no ano de 2016 começando no 12 ano. Antes disso, ele vivia na Indonésia, frequentando a Escola Internacional de Jacarta. Ele estudou Anglais HL, Arte Visual HL, Geografia HL, Física SL, Matemática SL e Espanhol Ab Initio.

Ele planeja estudar Engenharia Mecânica quando for para a faculdade na Universidade de Tulsa, Oklahoma, Estados Unidos. Enquanto esteve aqui na LIS por dois anos, Miane realizou três actividades após a escola; Clube de Minecraft, Clube de Filosofia e Clube de Saxofone. Ele é um escoteiro que alcançou o mais alto grau em escoteiros, enquanto esteve em Jacarta, na Indonésia. Ele estava na equipe de voleibol do time do colégio para LIS.

Miane gostaria de agradecer a seus pais por cuidar, apoiar e ajudá-lo ao longo de seus 12 anos de vida escolar até este momento. Ele também gostaria de expressar uma gratidão especial à Sra. Schmidt, Sra. Bradford, Dr. Cottet e sua esposa, Mansart, Ms. McCann, Sra. Leong, Sra. Vogel, Sr. Shebani, Sra. Anton, Sr. PF, Sra. Savilaakso, e Sr. Richer pelo apoio, ajuda, conselhos e orientação que eles forneceram a ele durante o seu Ensino Médio aqui na Escola Internacional de Luanda.

Connor

O Connor viveu quase metade de sua vida a morar e a estudar em vários países do mundo. Já estudou em Mianmar, Jacarta, Austrália Ocidental, Brasil, França e Angola, e, em breve, irá matricular-se numa universidade dos Estados Unidos. O Connor é originário de Útila, uma ilha que faz parte das Honduras. Atualmente, o Connor frequenta o Diploma IB (International Baccalaureat), com os seus níveis avançados em Geografia, Teatro e Inglês, e níveis básicos em Estudos de Matemática Sl, Espanhol AB e ESS. Está matriculado na Universidade do Estado da Geórgia, onde pensa formar-se em Justiça Criminal. Espera ter um futuro brilhante a trabalhar ao serviço da lei e a viver o “Sonho Americano”. Agradece profundamente aos seus pais por lhe terem dado a oportunidade de, ao longo de todo o seu percurso, viajar e conhecer o mundo e ter acesso a uma educação incrível. Está também grato a todos os professores, por toda a paciência e pela transmissão dos conhecimentos necessários para prosseguir na vida. O Connor nunca se vai esquecer de Angola e espera visitar os amigos que aqui fez num futuro próximo.

Uyen

A Uyen é uma estudante vietnamita cheia de ideias brilhantes e criativas. Estuda Artes Visuais a nível avançado, bem como Língua e Literatura Inglesa, História, Espanhol ab initio e Estudos de Matemática a nível básico. A Uyen lutou durante todo o ano e conseguiu manter-se forte, passando a todas as disciplinas com a ajuda dos professores, colegas e familiares. A Uyen diz que gostaria de agradecer a todos os seus professores e colegas pelo apoio recebido durante o Programa de Diploma, quando se encontrava mais debilitada. Gostaria também de expressar a sua enorme gratidão às Professoras Michelle e St. John por estarem sempre ao seu lado, dispostas a ouvi-la quando precisava de alguém para desabafar, e à Professora Cathy, por se ter apercebido do seu potencial em relação à arte. A Uyen continuará a focar-se na arte enquanto entra no campo competitivo do design gráfico nos EUA, com grande apoio da sua família em cada passo do caminho. Apesar de só ter feito parte da comunidade da LIS durante dois anos, ela nunca esquecerá os momentos que passou aqui e vai apreciá-los enquanto se lança com confiança numa nova aventura.

Caro Srs.(as) da Comunidade da LIS,

É com imenso prazer que partilhamos com V. Exas. os nossos resultados do Programa de Diploma para o nosso grupo de 2018. Os nossos agradecimentos às nossas famílias, professores e a comunidade por apoiarem os nossos alunos finalistas durante o Programa de Diploma de dois anos.

Temos o prazer de anunciar que 100% dos alunos cumpriram com o critério relativo ao Diploma de Ensino Secundário da LIS, que é reconhecido pela NEASC e pela CIS, facilitando a entrada para as universidades no Reino Unido e nos Estados Unidos. 90% desses alunos receberam o Diploma completo de Bacharelado Internacional (IB). Todos os 16 alunos finalistas irão participar na sua primeira escolha de universidades no Reino Unido, EUA, Canadá e Itália.  Esta escolha abrange: A Universidade de Illinois Urbana Champaign, a Universidade de Texas em San Antonio, a Universidade de Warwick, a  Accademia del Giglio, a Universidade de Leeds, a Universidade de Texas Tech, a Universidade de Coventry, a Universidade de College Birmingham, a Universidade de Creative Arts Farnham, a Universidade de Dalhousie, Universidade de Tulsa, a Universidade de Lancaster e a Universidade do Estado da Geórgia.

Felicitações a nossa turma de 2018. Têm sido um grupo de trabalho excepcional e as suas realizações são inteiramente merecidas.

Rene Bradford

Coordenadora do Programa de IB